Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

  

 

Planeta Criança



Poesia & Contos Infantis

 

 

 


Aleksander Púshkin
Aleksander Púshkin

 

 

 

                                                                                                                                                     

 

 

 

Alexandre Pushkin nasceu em 1799, em Moscovo, de uma família nobre. Estudou no Liceu Imperial, de Tsarkoye Selo, antes de entrar para o Ministério dos Negócios Estrangeiros em São Petersburgo, em 1817. Seguiria a carreira de funcionário público até 1824, ano em que foi demitido e desterrado para uma propriedade da mãe por se ter envolvido com a mulher de um dos seus superiores. Reconhecendo a sua enorme popularidade, o Czar concedeu-lhe o perdão em 1826.
Morreu em 10 de Fevereiro de 1837 em conseqüência das feridas sofridas num duelo.
Poeta, romancista e contista, Puchkine deixou uma importantíssima herança literária aos russos, cuja língua nativa tinha, até então, sido considerada inadequada para a literatura. Foi um escritor versátil, de grande vigor e otimismo, capaz de compreender as muitas facetas do caráter russo. A sua poesia lírica e a sua prosa simples e cheia de vida, foram modelos inestimáveis para os escritores que se lhe seguiram.

 

 

 

                    

 

 

 

 

 

      

 

 

O melhor da literatura para todos os gostos e idades