Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

  

 

Planeta Criança



Poesia & Contos Infantis

 

 

 


Artur Azevedo
Artur Azevedo

 

 

 

                                                                                                                                                       

 

 

 

Artur Nabantino Gonçalves de Azevedo nasceu em São Luís, a 7 de julho de 1855, e faleceu no Rio de Janeiro, a 22 de outubro de 1908. Dramaturgo, contista, poeta, jornalista e crítico teatral, é uma das figuras mais expressivas da literatura nacional em todos os tempos, e a só invocação de seu nome dispensa maiores adjetivações e comentários, que nada poderiam acrescer a seu mérito e renome. Foi funcionário público estadual, no Maranhão, e federal, no Rio de Janeiro, chegando ao alto cargo de diretor-geral da Contabilidade do Ministério da Viação. Fundou, na Academia Brasileira de Letras, a Cadeira que tem Martins Pena por patrono e, por sua vez, é patrono, também, da de nº 26 da Academia Paulista, fundada por Oliveira Ribeiro Neto.
Nascido no Maranhão, mudou-se para o Rio de Janeiro para ocupar um cargo no Ministério da Agricultura, além de lecionar português. A verdade, no entanto, é que ele acumulou funções: foi jornalista, consagrou-se como um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras e se destacou como um grande dramaturgo, tendo grande relevância na história do teatro musical no Brasil.
Azevedo seguiu a linha de um estilo satírico que começou em 1859, no Rio, com os artistas franceses. Bastante politizado, ele fez sucesso por encenar os fatos sociais da época, com boas doses de humor. Este dever cívico que ele tinha com o teatro já era visto em suas obras anteriores, como “Carapuças”, de 1871. A obra reunia poemas satíricos sobre os nomes mais influentes da sociedade de então.

 

 

 

 

 

                       

 

           

 

                       

 

           

 

                       

 

                       

 

                       

 

                       

 

                       

 

                       

 

                       

 

 

 

 

 

                                                   

O melhor da literatura para todos os gostos e idades