Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

  

 

Planeta Criança



Poesia & Contos Infantis

 

 

 


Ian McEwan
Ian McEwan

 

 

 

                                                                                                                                                    

 

 

 

 

Ian McEwan nasceu em Inglaterra em 1948 e tornou-se conhecido ao ganhar em 1976 o prémio Somerset Maugham pela publicação da sua primeira coletânea de novelas intitulada First Love, Last Love Rites, cuja tradução em português publicamos. Posteriormente, publicou alguns livros extremamente importantes como The Cement Garden em 1978, The Comfort of Strangers em 1981 ou em 1992 Black Dogs. Um dos seus romances mais recentes foi um enorme êxito de vendas: Amesterdão, que ganhou o Booker Prize de 1998. A sua temática dominante são as manifestações do Mal ocultas em banalidades do quotidiano mais anódino. Ian McEwan procura deliberadamente provocar uma reação de repulsa e até mesmo de horror nos seus leitores, que ficam presos nas suas tramas narrativas com o fascínio do próprio medo. Ele foca o lado "bestial" do ser humano, muitas vezes adormecido durante anos e domesticado pelas normas sociais.
Passou parte da sua infância no Extremo Oriente, na Alemanha e no Norte de África, já que o seu pai era um oficial do Exército Britânico que foi colocado sucessivamente nesses locais. Estudou na Universidade de Sussex e na Universidade de East Anglia, onde teve Malcom Bradbury como professor. A primeira das suas obras publicadas foi a coleção de relatos Primeiro amor, últimos ritos (1975). Em 1998, e causando grande controvérsia, foi-lhe concedido o Prémio Man Booker pela novela Amesterdão. Em 1997 publicou O fardo do amor, considerada por muitos como uma obra-prima sobre uma pessoa que sofre do síndroma de Clerambault.

 

 

 

                       

 

                       

 

                       

 

 

 

 

 

                                                   

O melhor da literatura para todos os gostos e idades